
José Carlos das Dores Zorrinho, nasceu em Óbidos, Freguesia de Santa Maria, em 28 de maio de 1959.
Completou o ensino básico em Maputo e Santiago do Escoural e o Ensino Secundário em Caldas da Rainha, Luanda e Évora.
É Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora desde 1983, na qual se doutorou em 1990 na especialidade de Gestão da Informação e agregou em 1997 em Organização e Gestão de Empresas.
Desenvolveu a sua carreira académica no Departamento de Gestão da Universidade de Évora, desde 1984 até à atualidade, sendo Professor Catedrático desse Departamento desde 1999.
Como aluno da Universidade, foi coordenador da direção da Associação de Estudantes e enquanto docente desempenhou diversos cargos de gestão académica, designadamente como secretário da mesa do Senado, Presidente da Área Departamental de Ciências Económicas e Empresarias, Presidente do Conselho Científico da mesma Área e Pró-Reitor.
Militante da Seção de Évora do Partido Socialista, foi secretário coordenador da Federação Distrital entre 1990 e 1992 e entre 2005 e 2006 e é membro dos órgãos nacionais do Partido desde 1990.
No plano autárquico foi membro eleito da Assembleia Municipal de Évora (1993/2000) e da Assembleia Municipal de Montemor -o Novo (2013/2021), tendo sido membro do Comité das Regiões da União Europeia entre 1993 e 2000.
Foi eleito pela primeira para a Assembleia da República em 1995, pelo círculo eleitoral de Évora, tendo sido sucessivamente reeleito até 2011 de onde saiu em 2014 para tomar posse como deputado ao Parlamento Europeu (com um interregno entre 2002 e 2004 em que voltou à Universidade de Évora). No período em que foi deputado foi nomeado para diferentes comissões de serviço, designadamente para a coordenação do ProAlentejo (1997/1999), para exercer funções de Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna do XIV Governo Constitucional e como Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, na dependência direta do Primeiro-Ministro do XVI Governo Constitucional (2005/2009). De 2009 a 2011, foi Secretário de Estado da Energia e Inovação, no âmbito do Ministério da Economia, Inovação e Desenvolvimento do XVII Governo Constitucional. Regressado à Assembleia da República em 2011, foi eleito Líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (2011/2013).
Candidato às eleições europeias de 2014, foi eleito Deputado ao Parlamento Europeu, onde foi Chefe da Delegação Socialista Portuguesa, Vice-Presidente da Delegação para as Relações Externas do Parlamento Europeu ao Brasil, Membro da Comissão da Indústria, Investigação e Energia (ITRE), da EUROLAT e da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE. Foi também membro suplente da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar (ENVI) e da Delegação para as Relações Externas do Parlamento Europeu junto do MERCOSUL.
Após as eleições de 2019, Carlos Zorrinho foi reeleito deputado europeu e manteve-se como Presidente da Delegação Socialista Portuguesa ao Parlamento Europeu até 2022. Nessa legislatura, foi membro efetivo da Comissão da Indústria, Investigação e Energia e da Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária OEACP/UE, que preside, e membro suplente na Comissão do Desenvolvimento e na Delegação para as Relações com os Países do Maxereque. Foi ainda copresidente da Assembleia Parlamentar Paritária dos Estados de África-Caraíbas-Pacífico/União Europeia (OEACP/UE) e Relator Permanente do PE para a Ajuda Humanitária.
Em julho de 2024, terminado o segundo mandato no Parlamento Europeu, regressou à Universidade de Évora, onde é atualmente professor catedrático do Departamento de Gestão.
Ao longo da sua vida desenvolveu sempre uma intensa vida cívica, em particular no Concelho de Évora que é o seu Concelho de residência e na região do Alentejo. Publicou diversas obras académicas e literárias e é colaborador regular da imprensa nacional e regional.
